CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Enquete: Pete Walker

   Míseros nove votos! Isso mesmo, apenas nove visitantes desse blog se aventuraram a eleger o melhor filme de horror do diretor britânico Pete Walker. Ele merecia mais prestígio por parte dos aficionados por espetáculos do mais puro grand guignol e chocantes banhos de sangue com indefectível molho inglês. Tanto ele merece que, nos próximos dias, postarei críticas sobre todos os seus filmes, pois prefiro acreditar que a modesta frequência às urnas tenha sido mais por desconhecimento do que por desinteresse.
   Surpresa alguma quanto ao vencedor da enquete: era óbvio que House of the Long Shadows (1983) ganharia, pois é o filme mais popular do diretor, famoso por reunir Christopher Lee, Peter Cushing, Vincent Price e John Carradine pela única vez em suas carreiras. O filme recebeu sete votos. O único outro filme a ser clicado foi Frightmare (1974), com dois votos. Os demais ficaram zerados, mas não pensem que vão se livrar tão facilmente de alguém como Pete Walker! Quem ficar ligado no blog ao longo da semana lerá comentários sobre os filmes citados anteriormente e também sobre Die Screaming Marianne (1971), The Flesh and Blood Show (1972), House of Whipcord (1974), House of Mortal Sin (1976), Schizo (1976) e The Comeback (1978).

   Quem quiser conhecer melhor a obra do diretor, existem duas excelentes coleções em DVD. A imagem no início desta postagem é a capa de um box americano (NTSC, região 1) com quatro filmes do diretor. A simpática edição em forma de caixão, ilustrada acima, é a coleção inglesa (PAL, região 2), com cinco filmes, sendo que o box americano tem um filme não disponível no inglês - e nenhum deles tem Schizo ou House of the Long Shadows, então o colecionador completista precisa ir atrás de mais estes dois. Vale muito a pena para quem quer descobrir o que mais o horror britânico tem a oferecer além de Hammer e Amicus.

11 comentários:

  1. Um dos votos para "Frightmare" foi meu. É uma pena que poucos conheçam o Pete Walker, talvez por causa que quase nenhum dos seus filmes passou no Brasil, estarei certo ? Ele foi um dos diretores ingleses (*) mais interessantes surgidos no final dos anos 60. Quero depois dedicar um post a ele no meu blog. Por acaso, vc tem bons cartazes de "Frightmare", "The Comeback" e "Die Screaming Marianne" para disponibilizar ? ;)

    (*) Ah, também gosto do Robert Hartford-Davis e do Norman J. Warren (este é guilty pleasure).

    ResponderExcluir
  2. Leandro, eu tinha certeza que um dos votos do FRIGHTMARE era seu! ;)

    Infelizmente, também não encontrei cartazes com boa qualidade desses filmes que você citou, mas para compensar, postarei os cartazes brasileiros dos dois únicos filmes dele exibidos nos cinemas brasileiros! Fique ligado que vai valer a pena!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Primati,

    Votei em House of Long Shadows, por ser meu filme preferido de terror de todos os tempos! Não é assim um filme tão bom mas não sei, além da memória afetiva, assistia muito este filme nas madrugadas da TV nos bons tempos, ainda reúne meus atores favoritos e é um estilo que preso muito, o das "old spooky houses".
    Infelizmente não conheço mesmo os outros filmes do mesmo diretor e imaginamos os motivos de poucos votarem pois mesmo sendo A Mansão da Meia-Noite tão conhecida, só consegui uma cópia em VHS selada a uns dois anos! Não é material fácil de se achar nem para download!!!

    Aguardando os próximos tópicos relacionados!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, entendo bem sua relação com o HOUSE OF LONG SHADOWS, pois é mais ou menos o que acontece comigo. Eu diria que minha experiência em assistir a esse filme foi algo quase metafísico... hehehe. Vi numa madrugada, sonolento, e a cada aparição de um dos quatro gigantes era uma surpresa e tanto. Em meio á sonolência, eu me sentia praticamente dentro do filme. Foi algo tão marcante que tenho até receio de rever o filme e destruir essa atmosfera. Mas você tem razão: o filme é uma raridade mesmo para download (apesar que eu encontrei, mas uma cópia muito ruim). Já que é o seu filme favorito de todos os tempos, fique atento à próxima postagem, que será uma compilação de material exclusivo sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha! Estou no aguardo! Se precisar possuo o cartaz do mesmo em alta resolução que encontrei na net e uma capa da cópia betamax americana do filme.

    Acho que esta cópia que você encontrou para download deve ser a mesma que eu tinha antes de conseguir o VHS. Faz tempo que estou ensaiando para converter para DVD a minha cópia mas o gravador de DVD´s daqui foi para o saco e aí já viu. Também tenho uma cópia dublada gravada numa destas madrugadas que gostaria de transformar num dual áudio mas isto dá um trabalho...

    ResponderExcluir
  6. Falando em madrugadas sonolentas e terror na TV, apesar de interessantíssimo o plug-in do blog aqui que lista todos os filmes de terror na TV no dia, me dá um tristeza profunda quando vejo que a esmagadora maioria são filmes feitos na última década, justamente uma das que considero menos criativas no gênero, recheada de remakes e assassinos de garotos sarados e bonitinhos. Tirando algumas coisas feitas na Europa e no oriente, eu gostaria muito mais de ver filmes feitos até os anos 70 na TV (embora House of Long Shadows seja dos anos 80). Um pena!

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, fiz justamente o que você planeja fazer: passei o VHS nacional, legendado, para DVD, e ficou bem razoável!

    Sobre a programação de filmes na TV, acredito que a maioria das pessoas que frequentam o blog (ou seja, pessoas sensatas, inteligentes e de bom gosto!) concorda com você. Inclusive eu.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, tempos negros meu caro, tempos negros.

    Quanto ao DVD da Mansão da Meia-noite, se você ripar este DVD e dar um "tapa" em algum programa tipo Premiere dá até pra limpar a imagem e dar uma clareada e fazer um trabalho melhor do que algumas distribuidoras picaretas por aí...

    Estou fazendo uma capa para a minha cópia em DVD e depois te passo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, nem lamento tanto assim a safra atual de filmes de horror. Acho que a proporção entre filmes bons e ruins é a mesma de sempre, mas nós temos a tendência de sempre lembrar do melhor que foi feito em épocas passadas. Acho que o grande problema é que faltam grandes diretores dedicados ao gênero e, mais grave ainda, atores com carisma dos grandes ícones do gênero, como Karloff, Lugosi, Price, Lee etc. Nem falo em talento, mas em carisma mesmo.

    A postagem sobre A MANSÃO DA MEIA-NOITE já está pronta, mas entra no ar... à meia-noite! Além de fazer esse charminho, quero deixar mais um pouco no ar a postagem do ator veterano de O MÁGICO DE OZ, pois ele merece!

    Ah, quero essa capa sim! Valeu!!

    ResponderExcluir
  10. Sim, talvez olhemos pra estes filmes de antigamente com melhores olhos do que merecem mas além da falta de diretores e atores interessantes, a falta de criatividade chega a doer hoje em dia! Veja os últimos três anos, quantos remakes foram feitos? Quantos filmes realmente novos e interessantes foram feitos? É mais fácil agora só copiar boas idéias e, pior ainda, transformá-las em lixo pasteurizado para gerações que se esqueceram de pensar e apreciar a boa arte do cinema. Todos os remakes atuais parecem ser da mesma série, todos sofrem dos mesmos males, quando antes, por pior que um filme fosse, ele ainda era inédito, ainda era uma idéia original.

    Deixa o Raabe aí mais um pouco! Mágico de Oz é bom demais!

    ResponderExcluir
  11. O box inglês do Pete Walker é muito lindo! Quanto será que vale? Também concordo com o Rodrigo dos filmes da década de 70. Por mais tecnologia ou senas mais fortes que os filmes tenham hoje, falta mesmo aquela magia. Sobre o carisma destes atores veteranos eu também concordo plenamente com o Carlos. Até naquele abacaxi da nova trilogia de Star Wars o Cris Lee detona. Não tem mais atores assim. E não é só no horror não. Ninguém tem aquele olhar frio e meio picareta do Charles Bronson por exemplo... Marcone

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!