CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

terça-feira, 6 de abril de 2010

Frankenstein (1910)


   Cem anos atrás, precisamente no dia 18 de março de 1910, a companhia produtora de Thomas A. Edison apresentava sua assombrosa versão cinematográfica do clássico Frankenstein, livro escrito por Mary Shelley quase um século antes. O filme é histórico por ter sido uma das primeiras importantes investidas do cinema estadunidense no gênero, e mesmo que seja marcado por situações melodramáticas características do cinema mudo, com muita pantomima e algumas soluções ingênuas, é bem mais interessante do que muitos estudiosos de cinema fizeram parecer ao longo de algumas décadas. O fato é que o filme permaneceu obscuro por muito tempo, chegando a ser dado como perdido, reaparecendo em sua versão integral somente neste século. Vale muito a pena ver essa obra seminal - tem apenas 12 minutos de duração - e também baixar a versão do filme no formato MP4 para enriquecer sua filmoteca.

5 comentários:

  1. Vi num documentário da Universal, que Bela Lugosi já foi caraterizado de monstro com um visual parecido com o deste filme, para um teste. Mas o ator declinou do convite para filmar e Boris Karloff ficou com o papel. O interessante é que, este visual do monstro é o que mais se aproxima da descrição final de Mary Shelley no livro.

    ResponderExcluir
  2. Grande Primati! Este vídeo é incrível mesmo! A alguns anos passou em Sampa na telona e eu perdi! Uma pena!

    Belo post! :)

    ResponderExcluir
  3. Bacana!
    Engraçado como a linguagem dos filmes mudos era extremamente dramática.
    A caracterização do personagem é bem interessante. Esse Frankenstein deve ter assustado muitas crianças...

    ResponderExcluir
  4. Esse tá na coleção faz tempo saiu em uma revist aai com outras coisas juntas isso não é um filme é um documento histórico.

    ResponderExcluir
  5. Sério que isso saiu em revista!? O que mais tinha com ele? Preciso ter isso!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!