CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

terça-feira, 13 de abril de 2010

A Mansão da Meia-Noite (1983)

   O último filme dirigido pelo inglês Pete Walker é também o seu longa-metragem mais famoso - e, paradoxalmente, seu maior fracasso comercial. A decepção foi tão grande que a carreira de Walker praticamente se encerrou aí, pondo fim a vários projetos relacionados ao horror que ele anunciara com empolgação numa entrevista para a revista Fangoria de maio de 1983, pouco antes do lançamento de A Mansão da Meia-Noite (House of the Long Shadows).
   O filme é basicamente uma jornada nostálgica pelo horror no estilo old dark house do início do cinema sonoro, repleto de personagens excêntricos se comportando de maneira suspeita e trocando olhares comprometedores. Isso tudo ambientado numa mansão sinistra e sombria, infestada por teias de aranha, numa noite de tempestade... A Mansão da Meia-Noite se tornou objeto de culto por reunir, pela única vez em suas carreiras, os astros Christopher Lee, Peter Cushing, Vincent Price e John Carradine. O elenco conta ainda com Sheila Keith (figura obrigatória na maioria dos filmes do diretor), o insípido Desi Arnaz Jr. (filho do bandleader cubano Desi Arnaz e de Lucille Ball) como protagonista e uma breve aparição de Richard Todd.


   No auge da era dos slashers, A Mansão da Meia-Noite sequer teve oportunidade de ser avaliado na tela grande: em muitos países nem foi exibido nos cinema, indo direto para o home video e para a televisão. Foi assim no Brasil, onde fez relativo sucesso em VHS, lançado pela Globo Vídeo, e teve alguma rotatividade nas madrugadas do canal plim-plim. O filme é baseado no livro Seven Keys to Baldpate (1913), de Earl Derr Biggers, escritor especializado em histórias de mistério e criador do detetive Charlie Chan. O livro já havia sido filmado pelo menos meia dúzia de vezes antes - a versão de 1929 pode ser encontrada perambulando pela internet - e está cheio de todos os deliciosos lugares-comuns do gênero.

   Ao contrário de resenhar o filme, preferi oferecer a vocês este material iconográfico, diretamente dos arquivos do historiador Jaime Palhinha, incluindo uma notinha da revista Manchete e o comentário publicado no jornal O Estado de S.Paulo no dia em que foi exibido pela primeira vez na TV. Nos próximos dias comentarei os demais filmes de Pete Walker, todos num estilo completamente diferente deste seu canto-de-cisne.

15 comentários:

  1. Hah! Eu TINHA que ser o primeiro a comentar neste post! Belíssima coleção de material! Caramba, o filme passou pela primeira vez já tardão! 23h25! aliás, 25!?!? Quanta pontualidade!

    Este filme é uma pequena pérola, não sabia que tinha sido mal recebido! Vai entender né? Talvez ele marque o início de uma mudança nos gostos do público que entrava de cabeça na era dos slashers sem metade da classe de um filme como este!

    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. só uma dúvida, quando passou a primeira vez aqui?

    ResponderExcluir
  3. CARLOS TENHO MUITO ORGULHO DE CEDER MATERIAL DE MEUS ARQUIVOS PARA ENRIQUECER SEU BLOG, E AGRADAR SEUS LEITORES.
    PODE CONTAR SEMPRE COMIGO, VOCÊ SABE DISSO.
    E, MODÉSTIA A PARTE, QUE MARAVILHA ESSAS MINHAS IMAGENS DESSE MARAVILHOSO FILME, UM DOS MEUS FAVORITOS. E FALANDO EM FAVORITOS AGUARDO SUA CRÍTICA DO 'BERSERK' (ESPETÁCULO DE SANGUE) COM MINHA ADORADA JOAN CRAWFORD.
    JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
  4. CARLOS, ANTES QUE VOCE ME PERGUNTE, RESPONDENDO AO SEU LEITOR RODRIGO RAMOS, O FILME 'A MANSÃO DA MEIA NOITE' PASSOU PELA PRIMEIRA VEZ NA TV BRASILEIRA, NA NOITE DE 5 DE MARÇO DE 1988, UMA QUINTA-FEIRA, EM CÓPIA DUBLADA, E COM COMERCIAIS DE 15 EM 15 MINUTOS, UM SUPLÍCIO!
    O VHS LEGENDADO LANÇADO PELA EXTINTA E SAUDOSA GLOBO VÍDEO, COM EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGEM FOI LANÇADO SEMANAS DEPOIS E TODAS AS LOCADORAS DA ÉPOCA O COMPRARAM, FAZENDO O MESMO, SUCESSO ENTRE O PÚBLICO ADULTO (NÃO OS JOVENS) FANS DO LENDÁRIO QUARTETO CENTRAL - VINCENT PRICE, PETER CUSHING, CHRISTOPHER LEE E JOHN CARRADINE, QUE FALECERIA MESES DEPOIS.
    JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @JAIME PALHINHA
      5 de março de 1988 foi um sábado.

      @Rodrigo Ramos
      "o filme passou pela primeira vez já tardão! 23h25!"

      Foi no Corujão?

      Excluir
  5. Conheci o filme dez anos depois em 1998 no meu segundo ano de faculdade fazendo a namorada ficar acordada até tarde pra gravar pra mim pois eu não tinha TV no ape na época... :)

    Brigadão Jaime!

    ResponderExcluir
  6. Jaime, eu sabia que você responderia essa questão. ;)

    Nessa época eu tinha um jornal de vídeo que eu escrevia, imprimia (em gráfica) e distribuia gratuitamente nas locadoras da cidade. Ia toda semana para São Paulo e visitava todas as distribuidoras, pegando fitas de serviço que eu trazia para casa, assistia e resenhava. Eu ia muito à Globo Vídeo, que tinha um escritório bem modesto na Praça da República, bem ao lado do metrô. Eu me esbaldava com os lançamentos da AIP que eles faziam, com muitos clássicos de horror do Corman. Lembro perfeitamente o dia em que peguei A MANSÃO DA MEIA-NOITE, inclusive com uma foto em preto e branco do quarteto central e dois cromos (tipo slides de fotos) com os quatro atores e uma pose do Vincent Price. Ainda tenho esse material guardado aqui em algum lugar; também uma raridade valiosa.

    ResponderExcluir
  7. É quase uma blásfemia afirmar, mas ainda não vi este filme. Com elenco desse é uma pena que tenha ido tão mal assim comercialmente. Mesmo sem ver já acho o filme obrigatório para os fãns do terror. E a "Casa da Noite Eterna"? Alguém assistiu para comentar? Faz muito tempo que vi, na época fiquei até impressionado... Marcone

    ResponderExcluir
  8. Depois de parar de dirigir, Pete Walker abriu uma empresa de construção e restauração de salas de cinema e ficou rico.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, obrigada por compartilhar tudo isso, muito curioso e bom relembrar. Engraçado para mim o que Jaime Palhinha disse, "sucesso entre o público adulto (não jovens) fans do lendário quarteto central". Eu era uma fedelha, e me lembro da excitação de saber que estavam no mesmo filme! Outra coisa que adorei, foi ver o trailer aqui, adoro esses trailers antigos, e quem melhor para narrar que Vincent Price? Adorei escutar ele mesmo no trailer dizendo: "and now the four masters of horror are moving in" MUITO BOM! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  10. Juliana, sempre existem as exceções (ainda bem!), e acho que boa parte do pessoal mais jovem aqui teve esse entusiasmo ao descobrir essa obra-prima. Eu tinha entre 17 e 18 anos quando o filme foi lançado em vídeo e certamente foi uma experiência e tanto! De qualquer maneira, acho que o público de hoje, muito mais bem informado do que o de 1987, é mais adequado para (re)descobrir esse filme, pois parece-me que existe mais respeito por astros veteranos do que naquela época. Fico incomodado como os críticos tratavam astros veteranos do horror como Karloff, Lugosi e Cushing, sempre os rotulando como velhos desinteressantes. Os críticos de hoje sequer ousam escrever isso sobre Christopher Lee, por exemplo.

    ResponderExcluir
  11. Eu lembro bem desses pôsteres, pois os expus naquela mostra de clássicos do horror que me ajudou a organizar para o cineclube. Até hoje tenho-os guardados, impressos.

    ResponderExcluir
  12. eu amei mansão da meia noite é um dos melhores filme que ja vi uma super produçao parabens aos atores enterpretaram muito bem

    ResponderExcluir
  13. Procurei este filme por dez anos!!!! Minha maior lembrança foi porque acabou a luz de madrugada (era corujão) e senti a presença de alguma coisa vindo ao meu encontro na escuridão. Sabe aquela sensação? Estava morrendo de medo até que escutei um estalo. Era o joelho do meu pai que estalou. Ufa! Cara, eu só o achei depois de ver uma lista de todos os filmes de terror em ordem cronológica. Peço permissão para postar o link aqui.

    http://horror-movies.wikia.com/wiki/Chronological_List_of_Horror_Films

    ResponderExcluir
  14. Assiti esse filme quando tinha entre 12 ou 13 anos, no corujão... Nunca me esqueci da sensação de suspense que me causou, com a atmosfera da casa e do filme em si e principalmente porque assisti sozinha. Sem dúvida um clássico que as novas gerações deveriam assistir

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!