CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Monet: Os 100 melhores desenhos de todos os tempos


   A edição de aniversário da revista Monet, publicação vinculada aos canais da operadora de TV a cabo Net, traz em sua matéria de capa uma enquete com os 100 melhores desenhos animados de todos os tempos. Colaborei escrevendo 25 verbetes para esta matéria, entre os quais dois são desenhos de horror (Don Drácula, nº 81, e A Família Addams, nº 84), cujos textos postarei em seguida aqui no blog.
   O bacana dessa eleição - para a minha completa surpresa - é que o grande vencedor foi ninguém menos do que Scooby-Doo! Minha paixão por esse cachorrão vem literalmente da infância e é o principal motivo de eu ter ficado tão fascinado pelas coisas do horror desde muito cedo. Tanto que até hoje adoro os desenhos do Scooby, mesmo a série nova, que tem umas sacadas geniais (porém, como quase todo mundo, detesto o Scooby-Loo, é bom deixar claro!).
   Achei uma façanha e tanto Scooby ter desbancado Os Simpsons, desenho que eu imaginava ser imbatível em qualquer lista de melhores de todos os tempos, mas que desta vez teve que se contentar com o vice-campeonato. Scooby-dooby-dooooooo...!

20 comentários:

  1. Scooby é uma parte da vida da gente! Quem nunca viu, nem que seja só um pedacinho, de um desenho animado do Scooby-Doo? Cara eu convivo com o cachorrão desde que me entendo por gente, nas minhas sessões de "GLOBO COR ESPECIAL"...Não existe nada mais antigo...do que Cowboy que dá cem tiros de uma vez...heee musiquinha retrô!! Só os "tiozinhos" vão lembrar...Hehehe

    ResponderExcluir
  2. E o Scooby é o meu favorito também. Ainda me lembro do primeiro desenho dele a que assisti em preto e branco quando a tv colorida ainda era um luxo distante e prerrogativa de poucos. Mas ainda havia O FANTASMINHA CAMARADA [PLUFT] e a versão dos anos 70 da FAMILIA ADDAMS e OS MONSTROS CAMARADAS spin-off da TURMA ARCHIE, alguém aí se lembra?

    ResponderExcluir
  3. Eu ADORAVA o Scooby-Doo. Aquela abertura do Desenho clássico, com os morceguinhos voando é fantástica. Eu tinha a maior paixão pela Daphne...Quando eu era pirralho tinnha vontade de comer aqueles lanches gigantes do Salsicha e Scooby.

    Me lembro que cada episódio tinha um astro convidado. Um que me marcou que foi com a dupla dinâmica, Batman e Robin, no qual o Scooby se ve com a roupa do Batman quando está sentado no bat-móvel... Muito legal. Até o Don Adams apareceu, mas acho que ele era tipo um caçador de insetos e não o famoso Agente 86. Agora não sei se cortaram alguma coisa na dublagem referente ao personagem dele na TV. Marcone dooby-dooooooo!!!

    ResponderExcluir
  4. este realmente recebe o prêmio por méritos, acredito ser a série de desenho animado mais cativante da TV de todos os tempos, as estórias são inteligentes e o suspense é constante e divertido, tenho vários episódios dos antigos gravados em DVD, desculpem mas comparar simpsoms com scooby-doo é o mesmo que comparar o sabor da água ao do vinho, para mim os simpsoms retratam o cotidiano anti-social dos estados unidos e as ridicularidades do consumismo capitalista.

    ResponderExcluir
  5. Quanto ódio no coração, meu Deus, hehehe...!

    Kdão, parabéns: se não estou ficando esclerosado, você fez aniversário ontem, certo? Se errei, estou ficando louco, mas tenho quase certeza que sim. Só não pergunto QUANTOS anos!!

    ResponderExcluir
  6. Tem um outro detalhe muito interessante neste desenho, que o Carlos me falou: Só o Salsicha conversava e entendia oque o Scooby falava! Eles conversavam de igual pra igual! Já como os outros membros da Turma, o cão tinha que ficar gesticulando quando querida dizer algo! Então a teoria é que o Salsicha usava (ou fumava) alguma coisa e "ouvia" o cão falar! Por isso que eles estavam sempre com fome! É a "larica" hehehehe...
    Aquele estilão hipongo dele nunca me enganou! Esse detalhe aparece um pouco também no primeiro filme com "Live Action" do cachorrão. Marcone

    ResponderExcluir
  7. obrigado por ter lembrado,
    o motor já está com potência 4.3, a barriga até que sumiu um pouco mas a vasta cabeleira retrograda aos clips dos jackson five, não existem mais, sobraram algumas areias ao sol no deserto do atacama, mas tudo bem o cerebro ainda funciona, tenho muitas saudades dos velhos tempos das trucadas pela madrugada, das partidas de banco imobiliário, detetive, scotland yard, das disputas no atari, e principalmente do convivio com a família, seus pais e irmãos foram anjos em minha vida e agradeço muito a Deus todos os dias de te-los tão próximos durante muito tempo, a vida los leva a seguir caminhos diferentes e a algumas escolhas que infurtunadamente na agrada os nossos entes mais próximos, aprendi com a vida que família são minha esposa e meus filhos, acredito que vc não saiba mas tenho uma filha adotiva de 12 anos e o rapha de 6 anos, com certeza juntos com minha esposa são o combustivel para seguirmos em frente e nunca desistir e vc eu poderia chamar de irmão e não de primo. Um gde abraço!

    ResponderExcluir
  8. Scooby deve ter marcado mais época pelomenos pro povo que influenciou na votação ae.

    Além de ter trocentas variações Scooby tem uns crossovers muito bacanas como o com os 3 Patetas e o Batman!

    ResponderExcluir
  9. Uma das grandes tristezas da minha infância foi não ter visto o final daquela série do Scooby Doo que tinha a dublagem do Vincent Price (Vincent Van Doido).

    Detestava o Scoobilu e adorava o Scoobydão.

    ResponderExcluir
  10. OS 13 FANTASMAS DE SCOOBY-DOO! Gravei do Cartoon Network duas vezes: uma vez dublado e outra com som original (alguém se lembra de quando tinha essas duas opções no CN?).

    A série foi bacana pelo Vincent Price, mas tinha umas coisas chatas, como aqueles fantasmas bobões e aquele menino irritante, acho que se chamava Flin-Flan. E também a turma estava inexplicavelmente incompleta!

    ResponderExcluir
  11. O desenho até que tinha seu charme. Acompanhava quando passava na Xuxa, que acredito não passou a série completa na época. Não acompanhei no Cartoon, mas me lembro da opção de áudio, e de como achava as dublagens originais, por exemplo "Os Impossíveis", algo muito chato e sem a qualidade e imaginação dos dubladores nacionais.

    Voltando ao desenho do dinamarquês, nem dava pra turma estar completa. Haviam coadjuvantes novos. Gostava dos dois fantasmas, assim como do Vicent Van Doido. Mas fala sério, pra aturar Flin Flan e Scoby Loo no mesmo desenho tem que ter muita paciência.

    ResponderExcluir
  12. Marcone, o primeiro filme em live-action explora bem esses 'desvios de comportamento' do Salsisha: a namorada dele se chama Mary-Jane ("meu nome favorito!") e tem aquela genial cena com o furgão balançando, saindo uma baita fumaceira e rolando um reggae... e era apenas Salsicha e Scooby fazendo churrasco!

    ResponderExcluir
  13. Hahaha, essa cena da fumaça saindo do furgão é demais mesmo. Fora a Velma lésbica, né? Mas isso foi cortado, dá pra ver apenas nos extras. Hehehe.

    ResponderExcluir
  14. Putz! Scooby Doo empata com Jonny Quest no ranking dos meus desenhos preferidos em primeiro lugar! Porém só consigo gostar das três primeiras temporadas (pelo menos os que me lembro), que saíram por aqui em DVD, onde havia um clima de mistério e terror bem maior. Mesmo esta temporada com o Vincent Price (que adoro) eu não conseguia engolir muito. Aquele moleque e o Scooby Loo são insuportáveis!
    Gosto do primeiro longa e daquele desenho "Scooby Doo na ilha dos zumbis" onde os monstros são bem diferentes dos que vemos nos desenhos, é um ótimo longa animado.
    Quantas versões e temporadas existem de Scooby Doo?

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, Scooby-Doo é um universo à parte, é até difícil saber exatamente tudo que existe sobre ele, mas basicamente é assim: a série clássica, a que vale mesmo, é SCOOBY DOO WHERE ARE YOU (1962-1972). A seguir vieram THE SCOOBY DOO SHOW, THE SCOOBY AND SCRAPPY DOO SHOW (com o detestável Scooby Loo) etc., incluindo uma série em parceria do BIONICÃO, que também saiu em DVD no Brasil.

    Algumas temporadas eram feitas por episódios especiais, como THE NEW SCOOBY DOO MOVIES, com convidados ilustres (Família Addams, Batman & Robin, Harlem Globetrotters, Três Patetas...), e THE 13 GHOSTS OF SCOOBY DOO, com participação de Vincent Price.

    Teve também a série com a turma criança, chamada A PUP NAMED SCOOBY DOO. De todas as séries derivativas, só gosto mesmo da nova, WHAT'S NEW SCOOBY DOO, que começou em 2002. Ela respeita o formato da série clássica, mas com idéias modernas e muitas inside jokes. A única coisa ruim são as músicas horrendas que tocam, basicamente bandas de hardcore melódico. Porém, mesmo detestando esse tipo de música, acho que é fiel ao formato original, pois o hardcore de hoje é equivalente ao bubblegum que tocava na série original.

    Bem, basicamente é isso. E tem também um monte de longas animados, que estão sendo produzidos em ritmo alucinado nos últimos dez anos, pelo menos. Acho que deve ter cerca de 20 filmes à esta altura!

    ResponderExcluir
  16. É... São basicamente estas que você citou as que eu conheço. Só que na minha cabeça tem um monte de episódios no formato clássico das duas primeiras temporadas que não vieram no box delas quando comprei. Acredito que alguns episódios com aquele clima mais clássico sejam os que vieram com a série conjunta com o Bionicão. Mas ainda não comprei esta. Uma pena não sair mais coisas por aqui além destes dois boxes e os longas animados e live action. Aliás, tu já viu este longa que comentei? Da Ilha dos Zumbis? É bem legal!
    Já a nova série eu gosto e acho bem fiel à idéia original mas acho que os tempos do politicamente correto foram cruéis com séries estilo Scooby Doo. Muitas vezes os mistérios e os próprios monstros soam e parecem bobos demais. Lamentável!

    ResponderExcluir
  17. Bom... não custa nada dar uma fuçada por ae, né? Olha só o que eu achei!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Scooby-Doo

    Realmente acredito que poucos dos episódios que me lembro e que não estão no box da primeira/segunda temporada estejam no box com o Bionicão. As outras séries não possuem o mesmo clima da série clássica, embora algumas se aproximem bastante e eu nunca gostei do Scooby Loo.

    São episódios como o do pterodáctilo fantasma e o monstro de piche, os homens esqueleto e o corredor fantasma. Estes foram lançados nos EUA como a terceira temporada de "Scooby Doo Where Are You?" mas passaram na TV como terceira temporada do show com o Bionicão. Ou seja, não sairam por aqui! :/

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo, eu tenho o box do SCOOBY/BIONICÃO, que tem os primeiros 16 episódios da série THE SCOOBY-DOO SHOW, de 1976. Você tem razão, os episódios da segunda e terceira temporadas aparentemente são inéditos em DVD no Brasil. :(

    ResponderExcluir
  19. Uma pena pois ali estão alguns dos melhores episódios de todas as séries!

    ResponderExcluir
  20. eu na minha opinião (nao me matem) nunca gostei >,< todos os episodios eram iguais, um terror num local pelo mundo, as vitimas, um cara esquisitão, um plano pra pegar o vilão e o vilão era sempre um dos ''inocentes'' eu sempre adivinhava facil quem era o vilão e eu tinha um pouco de impaciencia com o desenrrolar da historia aos poucos, acho q sou a unica pessoa detesta scooby-doo >,<

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!