CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mystery! (1984-1988)


   O programa Mystery!, exibido no canal PBS - espécie de TV Educativa dos ianques - foi criado em 1980 para levar ao espectador estadunidense histórias de crime, mistério e suspense importadas da televisão britânica, incluindo contos clássicos de detetive adaptados da obra de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. Isso seria mais do que o suficiente para que a série fosse um grande sucesso, porém muitos outros detalhes a transformaram num autêntico clássico da telinha.
   Os créditos de abertura foram criados por ninguém menos do que o ilustrador Edward Gorey, célebre por seus desenhos mórbidos e macabros, mas ao mesmo tempo charmosos, engraçados e encantadores. Quem acha Tim Burton ‘gênio’ ou mesmo original com seu horror liberado para menores precisa conhecer melhor a obra de Gorey. Quem se interessar em saber mais sobre ele, tem uma ótima entrevista com o ilustrador - já falecido - no site da PBS, na qual Gorey rejeita sua relação com o horror, comparado ao cartunista Charles Addams ou mesmo com Stephen King. Derek Lamb, o animador responsável pela abertura do programa, conta sua relação com Gorey neste ótimo depoimento, no qual revela os bastidores da criação.
   Durante algumas temporadas, Mystery! exibiu episódios das séries protagonziadas pelo britânico Jeremy Brett como o detetive Sherlock Holmes, produzidas pela TV inglesa Granada. Brett é considerado por muita gente como o melhor intérprete do personagem criado por Conan Doyle, e estas adaptações das histórias originais do escritor estão entre as mais fiéis já realizadas (não tenho certeza se essas séries chegaram à TV brasileira, mas algumas histórias foram lançadas em VHS por aqui). A primeira série foi The Adventures of Sherlock Holmes (1984-1985), com 13 episódios, seguida por The Return of Sherlock Holmes (1986-1988), com 11 episódios, e ainda os longas The Sign of Four (1987) e The Hound of the Baskervilles (1988). Todas foram exibidas no programa Mystery! Brett seguiu interpretando o famoso detetive em séries curtas (The Case-Book of Sherlock Holmes e The Memoirs of Sherlock Holmes) até sua prematura morte em 1995, vitimado por um ataque cardíaco.
   O anfitrião responsável por introduzir estes episódios na antologia da PBS não poderia ser mais adequado: o veterano Vincent Price, ainda carismático e fascinante mesmo septuagenário, mantendo sua postura aristocrática dos áureos tempos. Selecionei nesta postagem as aberturas de todos os episódios apresentados por Price, uma valiosa coleção para quem cultua este ícone do horror. Nas temporadas seguintes do programa, Price foi sucedido pela maravilhosa Diana Rigg, que assumiu o posto de anfitriã.
   A combinação precisa entre a graça de Gorey, a imponência de Price, a dignidade de Brett e o brilhantismo de Conan Doyle, reunidos num único programa, é um daqueles momentos em que acreditamos que, sim, às vezes as coisas podem ser perfeitas.

6 comentários:

  1. Rapaz! Muito obrigado por esta postagem! Não conhecia este trabalho do mestre Price e nem do ilustrador que conhecia os traços mas não sabia o nome.
    E é impressionante como Vincent Price ao abrir a boca e começar a falar prende a atenção. O cara podia ler receitas de bolo ou resultado de loteria que ainda assim seria um espetáculo a parte.

    Grande e saudoso Sr. Price! Taí um cara que faz falta.

    ResponderExcluir
  2. Primati sempre nos surpreendendo! Muito bela postagem! Legal o fato de Diana Rigg ter sido a substituta de Price, já que ela mesma interpretou o papel de filha de um personagem dele no clássico Theater of Blood.

    ResponderExcluir
  3. Teressante, mas ae esse post com nhotocentos videos ta pesadão põe so os links invez dos thumbs!

    ResponderExcluir
  4. Comentário pertinente, o do Blob. Ela é mesmo a filha dele em AS SETE MÁSCARAS DA MORTE, uma espécie de discípula.

    Essa série parece muito bacana! E Price nunca é demais, né?

    O Gorey fez os créditos de ASSASSINATO POR MORTE, não fez? Ou estou confundindo com OS SETE SUSPEITOS?

    ResponderExcluir
  5. Quem fez os créditos de abertura de ASSASSINATO POR MORTE foi o Chas (Charles) Addams, criador da Família Addams. Ele também desenhou a abertura de A VELHA CASA ASSOMBRADA, do William Castle.

    O Edward Gorey era ilustrador de livros e ficou conhecido no mundo do horror depois que fez a produção de DRÁCULA para o teatro, que mais tarde acabou virando filme (com o Frank Langella). Eu tenho uma edição de luxo em papel com o cenário e os personagens para recortar e montar como um diorama.

    ResponderExcluir
  6. Quanta informação bacana! E concordo com a Beatriz Saldanha, Price nunca é demais :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!