CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

terça-feira, 13 de abril de 2010

Seven Keys to Baldpate (1913)

   Durante as primeiras décadas do horror nas telas, a literatura clássica do gênero foi a principal fonte para roteiristas, produtores e diretores. Porém, os filmes de mistério, suspense e horror não se resumem a obras consagradas como Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro. Escritores pulp, autores prolíficos de livros baratos e extremamente populares, foram essenciais para abastecer a sempre voraz indústria cinematográfica. Edgar Wallace, por exemplo, contabiliza cerca de 50 filmes adaptados de seus espetaculares mistérios criminais, enquanto que Arthur Conan Doyle e seu imortal detetive Sherlock Holmes lideram a lista do personagem de ficção mais adaptado para as telas de cinema. O estadunidense Earl Derr Biggers (1884-1933) também merece constar nessa lista, graças à sua criação mais famosa, o detetive Charlie Chan, que foi levado às telas pelo menos 48 vezes, entre 1926 e 1949.
   Biggers também escreveu o romance de mistério Seven Keys to Baldpate (1913), filmado inúmeras vezes desde o cinema mudo até meados da década de 1980, quando Pete Walker revisitou a trama no nostálgico A Mansão da Meia-Noite (1983). O livro se encontra em domínio público e sua edição original, em facsímile, pode ser acessada clicando aqui. Vale a pena conhecer essa relíquia, nem que seja apenas para admirar as belíssimas ilustrações de Frank Snapp.

8 comentários:

  1. muito bom esse post!! agora tou esperando um de cinema mudo alemão de horror pré-1919... hehe

    ResponderExcluir
  2. Ótima pedida, Laura! Só preciso ver aqui o que conheço desse período; no momento só lembro de um filme, mas talvez eu conheça outros. Procurei demais as versões de O CÃO DOS BASKERVILLES que os alemães filmaram no período mudo, mas não consegui encontrar. :(

    ResponderExcluir
  3. Isso foi um presente :) Me empolguei com o formato, posso até clicar uma palavra com o tradutor quando não entendo. E vi que tem mais links no final do blog. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Oba, finalmente alguém vai prestigiar minha "biblioteca virtual de clássicos do horror"! Realmente, a barreira da língua pode ser frustrante, mas com um pouco de boa vontade, acho que qualquer um pode se aventurar por esses livros mesmo em inglês. Ferramentas não faltam, como a Juliana comentou.

    ResponderExcluir
  5. Bem legal mesmo Primati! Agora qyero ver as diferenças entre o filme e o livro e também dar uma procurada nas outras versões que você comentou.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Não é apenas a Juliana que prestigia sua biblioteca, eu também considero um presente cada uma das postagens. Esses facsímiles, então, são imperdíveis. Nem preciso dizer o quanto gostei de você ter postado FRANKENSTEIN e PARAÍSO PERDIDO, preciso?

    ResponderExcluir
  7. É verdade! E esses livros foram de encomenda pra você. ;) Torço também que haja muita gente que aproveite isso silenciosamente...

    ResponderExcluir
  8. Carlitos, também estou baixando. Adorei as ilustrações. Além do melhor do filme de horror e ficção, você ainda nos brinda com um presentão desses! Valeu mesmo! Marcone

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!