CRÍTICAS, ANÁLISES, IDÉIAS E FILOSOFIAS EM GERAL A RESPEITO DE FILMES DE HORROR DE TODAS AS ÉPOCAS, NACIONALIDADES E ESTILOS, E MUITAS OUTRAS COISAS RELACIONADAS AO GÊNERO

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Enquete: Heróis não-celebrados do horror

   A notícia da morte de Meinhardt Raabe me motivou a criar um tópico para comentar os unsung heroes do cinema fantástico, aquelas figuras pouco conhecidas, às vezes não muito talentosas, mas que deixaram de alguma maneira sua marca no gênero e se tornaram imortais. Tenho muitos desses heróis e não me canso de falar deles: Ken Strickfaden, George Barrows, Paul Blaisdell, Bob Kinoshita, Eiji Tsuburaya, George Barris, além de ‘astros’ improváveis como Angelo Rossitto, Mantan Moreland e Rondo Hatton. Imagino que todo mundo que gosta de filmes menos óbvios tem também seu patinho-feio preferido. Pois comentem aqui, deixem seus depoimentos sobre qual nome do horror, da fantasia e da ficção científica deveria ser lembrado com um pouco mais de carinho e respeito.
   O desafio é esta enquete bombar como a que perguntava sobre alguns dos exageros e idiotices pela cinefilia que cada visitante do blog já havia cometido. E vamos bater o recorde de comentários! Fale do seu ídolo no horror, na fantasia e na ficção científica, mesmo que ele não seja tão desconhecido assim, não tem problema; seja algum maquiador de efeitos especiais, um ator coadjuvante carismático, alguém pioneiro, ousado ou criativo de alguma maneira. Há uma infinidade de técnicos brilhantes, como Willis H. O’Brien, Ray Harryhausen, Jack P. Pierce, Monte Hellman, H.R. Giger ou Giannetto de Rossi, que são bem conhecidos, mas talvez ainda mereçam ser comentados. Figuras peculiares - e pouco cinematográficas - como o esquisitão Michael Berryman, o anão Hervé Villechaize ou o transformista peso-pesado Divine são alguns exemplos de personalidades do cinema que vingaram na sétima arte lutando contra todas as probabilidades. Quem preferir, pode falar de algum realizador fora do circuito de Hollywood que merecia ser mais reconhecido. Opções não faltam. Só é proibido não participar!

45 comentários:

  1. Bem legal e interessante a proposta da enquete. Bem, minha figura predileta não-sei-se-exatamente-esquecida (mas me parece que sim) é o diretor expressionista Robert Wiene. Embora seu filme mais conhecido, "O gabinete do Dr. Caligari", seja, bem muito conhecido mesmo, outros como "As mãos de Orlac" ou a ópera fílmica "O cavaleiro da rosa" (a partir de Richard Strauss) são peças obscuras e pouco vistas ou discutidas. Uma pena, pois o diretor alemão estava longe de ser criador de um filme só.

    Como ator, meu herói é Conrad Veidt, alguém igualmente conhecidíssimo mas pouco estudado e ainda menos comentado ou lembrado.

    ResponderExcluir
  2. Vou começar com uma figura não tão desconhecida assim mas de certa forma bem distante do circuito mainstream do terror. O diretor Richard Stanley que tem apenas dois filmes no seu currículo, mas dois baita filmes, Hardware - O Destruidor do Futuro e Dust Devil - O Colecionador de Almas. Infelizmente este cara está distante do meio faz muito tempo desde que foi demitido das filmagens da versão da Ilha do Dr. Moureau com o Val Kilmer. Diz a lenda que ele está envolvido na produção do seu terceiro filme mas depois de tanto tempo eu só acredito vendo. Uma pena pois o cara é extremamente criativo e dono de um estilo bem particular meio melancólico meio caótico.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas lembranças, adorei!! Espero que isso motive o povo a lembrar de mais nomes desse quilate. Realmente, o Conrad Veidt foi um ator fenomenal, numa época que muita gente acha que bastava fazer caretas para ser ator. Sua atuação em O HOMEM QUE RI é um dos marcos do cinema mundial e algo poucas vezes igualado, assim como o Cesare de CALIGARI. Ele fazia o impossível com a limitação extrema de seus personagens - criaturas mudas ou limitadas fisicamente.

    Sobre Robert Wiene, também vale citar GENUINE, que é um filme bem melhor do que costumam comentar. Não conheço esse O CAVALEIRO DA ROSA, fiquei muito interessado!

    Outro ator dessa época pelo qual sou fascinado é o Emil Jannings, que teve desempenhos arrasadores em filmes como A ÚLTIMA GARGALHADA e FAUSTO, duas obras-primas que devem muito de sua qualidade à atuação dele. Jannings também interpretou o professor que entra em decadência moral depois de se deixar seduzir por Marlene Dietrich em O ANJO AZUL.

    Jannings só não é mais conhecido hoje devido a um episódio bastante triste: devido ao sucesso que fez na Alemanha, ele acabou indo parar nos Estados Unidos, onde fez um filme importante e imediatamente foi premiado com o Oscar (na primeira cerimônia realizada pela Academia de Hollywood). O cinema mudo estava em seus estertores e as produções sonoras começaram a apavorar grande parte dos atores e atrizes de Hollywood, especialmente os estrangeiros. Um desses casos foi o do próprio Jannings, que foi convencido por alguém de que, com seu forte sotaque alemão, ele não tinha qualquer chance de ser bem-sucedido no cinema falado em inglês. Desanimado, Jannings pediu para que lhe entregassem seu Oscar antecipadamente e pegou às pressas um avião de volta para a Alemanha, nunca mais saindo da Europa. O ator mais tarde se filiou ao partido nazista e colaborou no obscuro cinema de propaganda realizado pelo governo daquele país nas próximas décadas, enterrando uma carreira que tinha tudo para ser ainda mais brilhante.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse Richard Stanley é mesmo um doido. Há umas duas semanas, fui consultado acerca da produção de um determinado filme nos EUA e pediram para eu sugerir algum diretor que fosse adequado para o projeto. Essa pessoa então perguntou o que eu achava do Richard Stanley. Falei que a única coisa que sei é que ele é meio doido e parece imprevisível e pouco confiável. Essa pessoa então respondeu: "Pois é, ele morou algum tempo no meu apartamento e de repente sumiu. Não consigo mais encontrá-lo". Por aí já dá para se ter uma idéia!

    ResponderExcluir
  5. Ouvi dizer que após ser demitido das filmagens de A Ilha do Dr. Moureau, ele frequentou o set até o final das filmagens como figurante fantasiado no papel de algum dos monstros. Depois quando o filme terminou de ser rodado no meio da festa no set ele tira a máscara e acaba com a festa do pessoal que ficou todo constrangido com a situação.

    ResponderExcluir
  6. Primati,

    Já que estamos falando de coisas desconhecidas de terror, você sabe do que se trata isso?

    http://www.arenadvd.com.br/arenadvd/product.asp?template_id=15&partner_id=11&dept_id=5&pf_id=DV21334&mscssid=HW9JNWNNK0888M3JFHB9TVS9FW605E4F

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. O irmão bastardo do Jack Nicholson, Michael Ironside é um nome que deve ser lembrado. Chamei o cara assim porque muita gente acha alguma semelhança nos dois atores. O cara fez um monte de filme B e também participou de obras mais conhecidas como Watchers - O Limite do Terror, Tropas Estelares, O Vingador do Futuro... Também já apareceu em merdas do tipo Top Gun - Ases Indomáveis. Meu primeiro contato com o ator foi no maravilhoso Scanners - Sua Mente Pode Destruir. Puts lembro que quando eu era pivete e o cara apareceu no filme, já odiei ele logo de cara. Esse ator tem o dom de fazer papel de vilão!
    Marcone

    ResponderExcluir
  8. Xiiii, Rodrigo, essa é uma grande roubada... Esse "filme" foi motivo para outra grande discussão idiota na lista canibal_holocausto. Basicamente é o seguinte: esse filme foi o suposto primeiro episódios de uma suposta série de contos de horror que supostamente seria vendida para uma emissora de televisão (na época, comentava-se que era a TV Gazeta de São Paulo). O projeto todo nasceu errado: o produtor é uma pessoa, digamos, que não tem as melhores referências do mercado. É um cara bem-sucedido (à maneira dele, pelo menos) e vive às custas de ex-celebridades em filmes pornô. O Mojica, mais uma vez, foi iludido com promessas vagas e trabalhou no filme acreditando nessas promessas. O Mojica me convidou para ir ao lançamento do filme, numa espelunca no centro de São Paulo, e pediu para que eu sentasse ao lado dele para comentarmos o filme. Prefiro nem comentar, na verdade; o fato é que ambos detestamos o trabalho, mas isso é o de menos. Na apresentação do filme, a diretora Andrea Pasquini fez um breve discurso e se auto-denominou pioneira em filmes de horror no Brasil, pois nunca ninguém havia feito algo parecido no Brasil! Eu e o Mojica nos entreolhamos e falamos "Como assim????". Contei essa história na lista e o Eduardo Aguilar se manifestou dizendo que era amigo dessa Andrea Pasquini, que apareceu lá rasgando a fantasia e me espinafrando, dizendo que não tinha acontecido nada daquilo. OK, então eu e o Mojica deliramos juntos. E ela está aí, consagrada e colhendo os louros de seu pioneirismo no gênero. Sim, claro.

    ResponderExcluir
  9. Nunca ouvi falar disso... mas me lembro da discussão com a dita cuja, só não me lembrava a que se referia. Tão pioneira que nunca ouvi falar!

    ResponderExcluir
  10. Já que o quesito é obscuridade, ninguém ganha deste aqui: Ricou Browning.

    Ricou Browning é o mergulhador que viveu o monstro da lagoa (Gill Man) nos três filmes da série nas cenas submarinas entre outras séries envolvendo o mar.

    Nas cenas terrestres o monstro foi vivido por Ben Chapman (Teh Creature from The Black Lagoon), Tom Hennesy (Revenge of The Creature) e Don Megowan (The Creature Walks Among Us). Este terceiro o único com uma carreira maior e mais considerável do que os outros atores que viveram o monstro em todas as suas encarnações, acima e em baixo d'água.

    ResponderExcluir
  11. "Molhado, ele era um astro; seco, nem tanto". Rodrigo, eu QUASE citei o Ricou Browning no texto da postagem, pois encontrei aqui no meu micro uma foto autografada por ele! Tem outra curiosidade sobre ele que sempre gosto de lembrar: ele foi o criador da série de TV FLIPPER, aquela do golfinho herói!

    ResponderExcluir
  12. Sim, eu ia comentar do Flipper mas deixei como "outras séries envolvendo o mar".

    Gosto de comentar dele pois é o único dos monstros da Universal que não tem um rosto. Todo mundo se lembra do Karloff como monstro de Frankenstein, Lugosi como Drácula, Lon Chaney como Lobisomem mas ninguém sabe como era o monstro da lagoa debaixo da máscara.

    Vida longa ao Gill Man! (aliás o primeiro post que encontrei quando me deparei com seu blog era sobre ele não?)

    ResponderExcluir
  13. Das figuras peculiares sempre simpatizei com o Richard Lynch, que teve boa parte do rosto queimado depois de viajar com LSD e colocar fogo em si próprio !!!

    Da turma da velha guarda, tenho admiração pelo diretor Edgar Ulmer que trabalhou à margem dos grandes estúdios nos EUA, e que durante os anos 20 e 30 fez um pouco de tudo (cenografia, paint matte, maquete, etc) nos principais filmes do expressionismo alemão.

    E como se esquecer de Zelda Rubinstein ? Ou de Ron Pearlman, o moderno Lon Chaney ?

    Da turma da maquiagem e dos efeitos, além de Ray Harryhausen e Willis O'Brien, sempre admirei Rob Bottin, Stan Winston, Rick Baker e Phil Tippet, a quem considero o sucessor legítimo de Harryhausen.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, então é por isso que o Richard Lynch é tão feio?!? E ele já fez até papel de galã, não foi? Naquele filme com a Sherilyn Fenn.

    O Ulmer é um caso clássico de um realizador que poderia ter sido muito maior que foi, caso tivesse trabalhado nos grandes estúdios. Não é exagero imaginar que ele não ficaria devendo a John Huston, por exemplo.

    O Perlman é um Chaney um tanto inchado, não acha? Gosto dele principalmente em A GUERRA DO FOGO e O NOME DA ROSA.

    ResponderExcluir
  15. Bom, só prá participar, gostaria de comentar os nomes de três "patinhos monstros" quase obscuros que sempre me atraíram quando apareciam na ntelinha ou na telona: O frio assassino de O HOMEM QUE SABIA DEMAIS, Reggie Nalder, que, por sua vez, apareceu ainda no apelativo ZOLTAN, O CÃO VAMPIRO DE DRACULA; Jack Elam, cuja face assombrava como vilão nos westerns e apareceu em A MORTE NUM BEIJO e o gigantesco Richard Kiel, que apareceu detonando muitos heróis da tv e até mesmo James Bond, com seu físico avantajado. Sua carranca só perdia mesmo para Rondo Hatton e cheguei mesmo a cogitar se eles não seriam parentes. Pena que nunca puseram nenhum dos dois prá fazer o monstro de Frankenstein em nenhuma produção...

    ResponderExcluir
  16. Grandes figuras - literalmente! O Ted Cassidy pode se juntar a essa galera. O Reggie Nalder está também no primeiro filme do Dario Argento e na versão pornô de DRÁCULA (fiquem tranquilos, ele não faz sexo!). Ele também é o vampiro asqueroso de SALEM'S LOT. É um rosto inesquecível.

    Sempre lembro do Jack Elam na abertura de ERA UMA VEZ NO OESTE, um dos momentos sublimes do cinema mundial. O Kiel está impagável em EEGAH!, uma pérola do cinema ruim do tipo só-vendo-para-acreditar.

    ResponderExcluir
  17. O Ulmer poderia ter sido tão famoso quanto Sternberg ou Vidor.

    ResponderExcluir
  18. E não é que eu esqueci do meu rosto favorito do monstro de Frankenstein? Quero dizer, da minha versão quadrinizada do monstro, é claro. Ted Cassidy me assustou tão logo eu o vi num episódio de Star trek: E AS MENINAS, DE QUE SÃO FEITAS? O andróide RUK, que ele compôs me inspirou uma máscara mais assustadora do monstro que o fiel TROPEÇO, dos Addams. E um semblante ainda mais cruel que o da versão de Karloff e qualquer outro. Bela lembrança, Carlos.

    ResponderExcluir
  19. Uma figura injustiçada no campo dos atores do cinema fantástico é o grande Dick Miller. Ele não deve falar uma linha em Enterro Prematuro do Corman e mesmo a sua aparição sendo mínima, mostra o quanto o cara tinha potencial para ser mais lembrado.

    Mantan Moreland é sensacional. Adorei ele em King of the Zombies. Pena que ainda não assisti Spider Baby e vi apenas um dos filmes do Charlie Chan que ele fez.

    ResponderExcluir
  20. Ótima lembrança do Dick Miller! Na verdade, ele teve boas oportunidades em duas comédias macabras do Corman: em LITTLE SHOP OF HORRORS, como o homem que come flores, e principalmente em A BUCKET OF BLOOD, talvez seu único papel de protagonista. Ele depois virou figura frequente nos filmes do Joe Dante e aparece nos dois períodos na versão "ampliada" de THE TERROR, do Roger Corman, relançado nos anos 90.

    (SPIDER BABY, em breve, aqui neste blog...)

    ResponderExcluir
  21. Me lembrei agora de uma figura altamente bizarra que marcou minha cinefilia, o guri esquisitão que morde o peito da própria mãe na pérola "Le notti del terrore", de Andrea Bianchi. O nome do ator é Pietro Barcella. Alguém lembra??

    ResponderExcluir
  22. Uma figura que me chamou atenção, mas que sequer é uma atriz é a Esther Blackmon, que tinha ictiose, o que a deixava com aparência escamosa. Ela participou de "Estranhas Mutações", com o Donald Pleasence, e se não me engano, faz uma aparição rápida no clímax de "A Sentinela Dos Malditos". Uma figura que me dava medo quando eu era moleque era o Burgess Meredith, tanto em "A Sentinela..." como em "Burnt Offerings". Gosto dele pra cacete!

    ResponderExcluir
  23. Poxa, me lembro a primeira vez que eu vi Michael Berryman em "Benção Mortal" (Deadly Blessing- 1981), me deu um friozinho na espinha! Depois o vi em vários filmes, mas nada de me acostumar muito não... sempre uma inquietação, prestando atenção em suas expressões e sentindo aquele "desconforto" muuuuito estranho... hhehehe! Não sei se ele é um não-celebrado, mas foi minha primeira imagem!

    (Nossa, ainda existe aquela lista canibal_holocausto? Muitos anos atrás eu xeretava lá...)

    Legal esta enquete e os comentários do pessoal!

    ResponderExcluir
  24. Heráclito, o pior desse moleque é que ele parece um anão! Bizarro!! Li uma ótima entrevista com a atriz dessa cena, a Mariangela Giordano (um mulherão!), no livro SHOCK XPRESS, e ela conta como ficou besta quando leu o roteiro do filme!

    Nossa, demais a lembrança do ESTRANHAS MUTAÇÕES! Todos os freaks desse filme são impressionantes; lembro bem dessa Mulher-Jacaré, que pelo que lembro é careca. Acho que ela está sim no THE SENTINEL. Lembro também do Popeye, um negro que quase fazia os olhos saltarem das órbitas, e do Homem-Esqueleto. O diretor desse filme é o Jack Cardiff, um baita fotógrafo.

    ResponderExcluir
  25. Juliana, o Michael Berryman é uma figura que merece ser lembrada sim! Como todo "monstro" do cinema, dizem que ele é um doce. Se não me engano, o Ruggero Deodato comenta isso num livro, dizendo que é uma das pessoas mais amáveis com quem ele trabalhou. A deformidade que ele tem é falta de cálcio, alguma coisa assim, que faz com que ele não tenha unhas ou cartilagens.

    Vou contar uma história do tipo "devaneios de um cinéfilo": quando estavam escolhendo o elenco de ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO, sugeri (não muito levando a sério, mas achando a idéia boa) o Michael Berryman para o papel de Bruno, o ajudante corcunda de Zé do Caixão. Claro que eu sabia que era quase impossível isso acontecer, mas o Mojica até ficou interessado em saber quem era ele, aí eu o lembrei que eles dois aparecem juntos numa foto publicada na extinta revista GENERAL, na ocasião de uma convenção de filmes de horror nos EUA. O Mojica, claro, não lembrou disso.

    ResponderExcluir
  26. O meu ator também é o Conrad Veidt. Considero-o fascinante. Claro que também fiquei curiosa em relação ao filme que o Alcebíades citou. Ainda há muitas pérolas do cinema mudo a serem descobertas (por mim, pelo menos). Dá vontade de dedicar um tempão a assisti-las.

    ResponderExcluir
  27. Além de vários que já citaram, eu gosto muito do maquiador de efeitos japonês Screaming Mad George e do fotógrafo Dean Cundey que teve várias contribuições para o cinema fantástico, especialmente com o Carpenter. Dos atores, sempre vibro com as pontas de Dick Miller e Cliff Robertson. E Robert Z´Dar também! Tinha um filme que eu vi na infância com ele que me marcou. Infelizmente não sei qual o nome e nem de alguma cena em especial, mas não era o Maniac Cop nem aquele das rãs. Era um que acho que ele morria com uma canivetada na garganta sei lá, mas na verdade fiquei impressionado é com aquele queixo gigante dele! Gosto muito do desenhista de produção Ron Cobb também.

    ResponderExcluir
  28. Lembrei de mais um: o Bolaji Batejo! Acho que as pessoas que estão aqui sabem quem é...
    O negão de quase 2 metros que fez o papel de um dos monstros mais famosos do cinema: O Alien do primeiro filme de 1979. Não sei se o cara chegou a fazer qualquer coisa depois disso, mas ficou muito bem na fantasia do bicho. O Ted Cassidy foi bem lembrado pelo Carlos e pelo Cayman. Tem até uma história dele assustando um vendedor que enchia o saco do Genie Roterberg na época do seriado. Alguém pode me dizer se no filme "Pague para Entrar e Rese para Sair" a Esther Blackmon também fez uma ponta? Lembro que tinha um monte de aberrações assim neste filme. Marcone

    ResponderExcluir
  29. Pô, só gente legal aqui: Rondo Haton, Angelo Rossito, Richard Kiel, Michael Berryman, Divine... Agora meus votos vão para: Peter Lorre (talvez ele seja o grande motivo, para muitos inexplicável, do porque gosto mais da versão original de O Homem Que Sabia Demais, sim prefiro a versão inglesa do que a norte-americana!Isto sem contar M, O Falcão Matês, e tantos outros...) e, claro, nosso grande anão Chumbinho!

    ResponderExcluir
  30. Ah, Blob, essa é fácil fácil: a versão inglesa de O HOMEM QUE SABIA DEMAIS é bem superior à refilmagem! É mais ousada, tem personagens melhores, algumas coisas que nem mesmo Hitchcock poderia fazer em Hollywood (aliás, aparentemente poucos percebem como ele fez coisas na Inglaterra que jamais poderia repetir no cinema americano).

    Gosto também do papel ambíguo de Peter Lorre em AGENTE SECRETO, também do Hitchcock, e num dos meus filmes de horror prediletos, o fetichista MAD LOVE. Lorre fez poucos (e ótimos) filmes de horror, e a maior prova da sua força em cena é que é praticamente impossível imaginar outro ator no lugar dele.

    ResponderExcluir
  31. COMO TENHO CERTEZA QUE NINGUÉM VAI FALAR DELE ('DELA') CITO AQUI A MARAVILHOSA, ÚNICA E IRREPETÍVEL 'DIVINE', O LENDÁRIO TRANSFORMISTA NORTE-AMERICANO LANÇADO POR JOHN WATERS EM FINAL DOS ANOS 60,IMORTALIZADO NO FILME 'PINK FLAMINGOS' PRINCIPALMENTE PELA CENA FINAL ONDE A ESCATOLOGIA ATINGE NÍVEIS NUNCA IMAGINADOS. DIVINE ERA TALENTOSÍSSIMO, E A CENA DELE TRANSANDO COM ELE MESMO EM 'FEMALE TROUBLE' -1974 É HILARIANTE. E ERA TAMBÉM UM ATOR VERSÁTIL- EM 1985 FEZ UM PAPEL DO GANGSTER 'BILLY BLUE' NO FILME DE ALAN RUDOLPH 'VIDAS EM CONFLITO' (TROUBLE IN MIND) -4 ANOS ANTES APARECEU AO LADO DO 'GALÃ' DOS ANOS 50, TAB HUNTER EM 'POLYESTER' - O SUCESSO FOI TANTO QUE TAB A CONVIDOU PARA 'A LOUCA CORRIDA DO OURO' ((LUST IN THE DUST) AO LADO DE ÍCONES COMO CESAR ROMERO E HENRY SILVA.
    O ÚNICO FILME DE DIVINE EXIBIDO NOS CINEMAS BRASILEIROS FOI 'E ÉRAMOS TODOS JOVENS' (HAIRSPRAY)DE 1987. SEMANAS ANTES DE FALECER POR EXCESSO DE PESO, EM 7 DE MARÇO DE 1988 AOS 44 ANOS, (SEUS MUITOS KILOS VARIAVAM DE 180 A 230) DIVINE PARTICIPOU DE UM FILME DE TERROR AO LADO DE KAREN BLACK (OUT OF THE BLUE) INÉDITO NO BRASIL MAS EXIBIDO EM PORTUGAL COMO 'A MÁSCARA DO CRIME'. DIVINE PASSOU COMO UM RELÂMPAGO, DO STATUS DE 'CULT' AO STATUS DE LENDA,COMEU O PÃO QUE O CACHORRO AMASSOU EM UMA BEIRA DE SARJETA DE BALTIMORE, MAS DAÍ VOOU PARA SE TORNAR UMA VERDADEIRA 'ESTRELA'.A AMÉRICA E CULTISTAS EM GERAL ESPALHADOS PELO MUNDO, JAMAIS PODERÃO ESQUECÊ-LA, E SUA MISSÃO NESTE MUNDO FOI TORNAR TUDO MAIS 'GAY' (ALEGRE).
    JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
  32. É impossível não gostar de Divine! Uma das minhas cenas preferidas é quando ela é estuprada por uma lagosta gigante (não lembro de qual dos absurdos filmes do John Waters é essa cena). O diretor definiu com perfeição sua musa: "Ela é minha Jayne Mansfield!".

    ResponderExcluir
  33. Pô, achava que só eu gostava da versão original de O Homem Que Sabia Demais!!! A Divine também é demais!! Ei, Primati, você sabe por acaso que fim levou o anão Chumbinho?

    ResponderExcluir
  34. Blob, pra quem prefere cinema mais espetacular, colorido, e com uma estrela popular (no caso, Doris Day), a refilmagem pode ser mais divertida, mas quem estuda cinema e pretende fazer análises mais profundas dos filmes, a versão original é bem mais rica. E digamos que eu levo Hitchcock um pouco a sério demais. ;)

    Sobre o Chumbinho, esse é um dos grandes enigmas da era moderna, e uma pergunta que sempre me fazem. O fato é que não faço a mínima idéia do fim que ele levou. Dizem (como sempre, nesses casos) que ele morreu há algum tempo.

    ResponderExcluir
  35. Já falamos de homens muito grandes (Richard Kiel) e muito pequenos (Chumbinho); homens muito magros (Bolaji Badejo) e muito gordos (Divine). Ficou faltando falar de alguma mulher (de preferência, uma que não seja escamosa) que merecia mais holofotes ao longo da carreira.

    Uma das minhas esquecidas preferidas é a Lynn Lowry, que fez papéis marcantes em CALAFRIOS, de Cronenberg, e THE CRAZIES, de Romero. Ela também aparece na refilmagem deste último, mas não vi o filme ainda; parece que é só uma pontinha. Apesar de não ser muito admirador de mulheres magras demais, acho hipnotizante a beleza glacial de Lowry, que tem uma aparência quase alienígena e um rosto enigmático, inescrutável. Depois de batalhar no cinema por alguns anos, ela se dedicou à carreira cantora folk, mas nos últimos cinco anos voltou com tudo aos filmes, inclusive somando mais créditos de horror ao currículo. Tomara que ela seja notada e lembrada pelos fãs e enfim seja reconhecida.

    ResponderExcluir
  36. Opa, também adoro a Lynn Lowry. Ela é a prova de que elfos existem. No "A Marca da Pantera" já havia ganho uns quilos a mais.

    Outro que merece lembrança é o Kevin Peter Hall, que vestiu a fantasia de monstro em "Semente do Diabo", "Predador", "Um Hóspede do Barulho" e "O Monstro do Armário".

    ResponderExcluir
  37. Hahaha, ótima sacada essa dos elfos! ;)

    ResponderExcluir
  38. Entre os mais famosos, é sempre bom continuar lembrando deles, como Harryhausen, O'Brien, Jack Pierce, Jack Arnold, Grant Williams, George Pal, William Alland, James Whale, Georges Méliès e afins.

    Particularmente, encata-me o roteiro de Jays Simms para The Creation of the Humanoids - estrelado, aliás, por Don Megowan. Menções para os maquiadores Harry Thomas, Bud e Wally Westmore; o ator John Agar; Charles Gemora - o cara que criou o alien de Guerra dos Mundos; W. Lee Wilder, o irmão pobre de Billy Wilder; Jack Rabin, Irving Block e Louis DeWitt; John P. Fulton...

    ResponderExcluir
  39. Já que o assunto também são as garotas, tem a Linda Blair que, claro fez um sucesso tremendo com "O Exorcista". Talvez por isso, acho que todo mundo ficou com medo de chamar a atriz para outros papéis. Uma pena. Lembro de umas fotos que o Carlos monstrou dela "mais a vontade" no final dos anos 1980... Adorei aquela moça fofinha! Puxa ela contina linda até hoje. Depois de alguns fiascos nas telas como a comédia "Repossuída" ela acabou ficando meio que no anonimato - ao menos pros padrões de Hollywood. Assisti outro dia uma biografia da moça e fiquei novamente encantado. Ela até chegou a usar novamente a personagem de Regan para apavorar as pessoas que maltratam os animais em uma propaganda do PETA, se não me engano. Marcone.

    ResponderExcluir
  40. Uma correção: O Bolaji Batejo NÃO TEM quase 2 metros... Ele tem 2,18m! E bem magrelo! Parece que ele também fez uma ponta no "Lobisomem Americano em Londres" numa das cenas de transformação...
    Procede Carlos?
    Marcone 1,69m...

    ResponderExcluir
  41. Marcone,

    Estava mudando de canal outro dia e me deparei com a Linda Blair fazendo papel de delegada em um episódio da série Supernatural. Não consegui parar pra assistir pois não gosto mesmo daquela série mas ela ainda está igualzinha apesar do tempo passado.

    Rodrigo Ramos

    ResponderExcluir
  42. CARLOS, DIZ AÍ PARA O SEU LEITOR QUE PERGUNTOU PELO ANÃO CHUMBINHO, QUE ELE ATÉ O ANO PASSADO ESTAVA VIVO, NA MAIS COMPLETA MISÉRIA MORANDO NAS RUAS, DORMINDO EM BANCOS DE PRAÇA NUM BAIRRO DA ALTA PERIFERIA DE SÃO PAULO, TOTALMENTE ALCOOLIZADO, DIA E NOITE - QUANDO LEVAM ELE PARA ALGUM ALBERGUE ELE FOGE E VOLTA PARA AS RUAS. ELE NÃO QUER AJUDA DE NINGUÉM. ESSAS NOTÍCIAS ME FORAM DADAS PELO MEU AMIGO, O ATOR CASTOR GUERRA, E SEGUNDO O MESMO, SE ELE JÁ NÃO MORREU DE HEPATITE AGUDA, DEVE ESTAR PARA MORRER.
    JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
  43. Só mesmo o Jaime seria capaz de resolver esse mistério. Essa galera que idolatra o Chumbinho devia se juntar e sair à procura dele pelas ruas, pelo menos pra ver se ele ainda lembra o que fez no cinema!

    ResponderExcluir
  44. Rodrigo, obrigado pela informação. Esta série já foi melhorzinha. Agora vou ver se caço este episódio pra ver como a Linda Blair continua linda! Parece que ela também fez uns filminhos pra TV, estilo "sessão da tarde" nos anos de 1980 pra 1990. Além disso dizem que ela era uma excente amazona, chegando até a competir em algumas provas. Marcone

    ResponderExcluir
  45. Poxa, lamentável saber que o Chumbinho está nesta situação decadente! Após tanta coisa que ele fez, ainda poderia tirar uma grana destes programas sensacionalistas que gostam de explorar a desgraça alheia de ícones esquecidos. Pelo menos seria por uma boa causa. :/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Canal Cine Monstro Rock Horror Show!!